Segurança e Saúde Ocupacional


Saúde Ocupacional
A divisão de SAÚDE da EmaisMed oferece serviços para inserção e manutenção das condições laborais do ambiente corporativo, com objetivo de garantir qualidade de trabalho e proteger a saúde do colaborador.
PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR07
O PCMSO é obrigatório para todas as empresas que possua empregados registrados pela CLT, em atendimento à NR-7 da Portaria n° 3.214/78, define procedimentos e condutas a serem adotadas pelas empresas em função dos riscos aos quais seus funcionários estão expostos no ambiente de trabalho. Seu objetivo é prevenir, detectar precocemente, monitorar e controlar possíveis danos à saúde do funcionário.
Exames complementares
Oferecemos todos os exames complementares indicados pela NR 07. Realizado em um único local: Audiometria, Acuidade Visual, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Escala Epworth, Espirometria, Psicossocial Ocupacional, Raio-X.
Gestão de Ambulatórios
Com a gestão do Ambulatório de sua empresa, alocamos a mão-de-obra especializada para atendimento aos seus funcionários, de acordo com o perfil da sua empresa e as necessidade diagnosticadas. Possuímos serviço de consultoria desde a montagem do ambulatório médico, emissão de documentos e licenças de funcionamento até a compra mensal de materiais e equipamentos.
PCA – Programa de Controle Auditivo
O PCA é um conjunto de medidas coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, é um processo contínuo e dinâmico de implantação de rotinas nas empresas. Onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.
PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
Constitui-se um documento com histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.
Mapeamento ocupacional
O objetivo do mapeamento é obter um retrato das condições gerais da saúde do colaboradores da sua empresa. Além disso, é possível ter subsídios concretos para avaliar a distribuição ideal dos investimentos da sua empresa para ações de promoção à saúde.
Gestão FAP/NTEP
O FAP - Fator Acidentário de Prevenção e do NTEP - Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, aplicando as legislações, técnicas e os subsídios que são obrigatórios para analisar, monitorar e contestar as boas práticas para um ambiente de trabalho mais seguro
Gestão de Afastados
• A ausência no trabalho decorrente do licenciamento médico por tempo prolongado provoca fragilização do relacionamento do empregado com a empresa e a equipe de trabalho;
• Dificulta em muitos casos a motivação para o retorno às atividades laborais e provoca consequente retardo na recuperação física e mental do licenciado;
• A condição psicológica de baixa autoestima leva uma dependência cada vez maior dos recursos garantidos pela previdência social;
A EmaisMed oferece o pacote completo de gestão de afastados que garante redução nos custos com funcionários. Todos os serviços são integrados com o eSocial, obedecendo aos procedimentos exigidos para afastamento temporário (S-2230).
A gestão de afastados da EmaisMed propicia:
• Ações de contenção: corretivas e de redução de casos;
• Validação de atestados e afastamentos;
• Sugere novas políticas e práticas, providenciando treinamento de equipes;
• Análise e avaliação de afastamentos antigos;
• Controles de afastamentos B-31/B-91;
• Monitoramento de afastados e crônicos;
• Recuperação assistida até o retorno ao trabalho;
• Retorno assistido ao trabalho.
• Reforça a imagem da empresa comprometida com a saúde de seus colaboradores;
• Possibilita agregar informações e garantir prazo para contestações das decisões de pericias no INSS;
• Identifica o momento assertivo sobre o prazo e condições de retorno ao trabalho;
• Assegura a guarda de documentos e auxilia no preparo da defesa de eventuais ações trabalhistas;
• Beneficia a atuação do médico do trabalho, oferecendo ferramentas e embasamento para melhor desempenho.
Segurança do Trabalho
A divisão de SEGURANÇA DO TRABALHO da EmaisMed oferece os serviços de que sua empresa precisa, com uma equipe especializada para avaliar as condições ambientais do trabalho dos seus colaboradores.

LTCAT - Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho
O LTCAT trata-se de um documento obrigatório, para fins de atendimento a Legislação Previdenciária, com exigência legal conforme lei 8.213/91 e modificações das Instruções Normativas. O laudo tem como objetivo identificar a exposição aos agentes nocivos à saúde para fins de concessão da aposentadoria especial e reúne informações para elaboração do formulário de PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Avaliação Quantitativa de vibração Corpo Inteiro e Localizada
A exposição ocupacional continuada às vibrações pode causar sérios prejuízos à saúde do trabalhador, como doenças vasculares, neurológicas e musculares, se não houver controle dos riscos e proteção adequada.
Dosimetria de Ruído
A exposição a agentes físicos no ambiente laboral é fonte de risco à saúde e compromete o bem-estar do trabalhador. A DOSIMETRIA tem por objetivo identificar e qualificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.
Conseguimos fazer até 10 dosimetrias por dia.
Avaliação de agentes químicos
A avaliação da exposição a agentes químicos implica a sua medição no ar ambiente de trabalho do local de trabalho e sua comparação com os valores normativos de referência. Existe normalização nacional de referência, bem legislação sobre agentes específicos.
Esta avaliação deve ser feita em todos os locais onde haja risco de exposição.
Laudo de insalubridade – NR 15
O Laudo de Insalubridade fiscaliza e determina quais são as operações insalubres da empresa, determinado pela Norma Regulamentadora (NR15). Após o laudo, são geradas informações se o trabalho está sob exposição de agente nocivo acima ou abaixo do limite de tolerância.
Laudo de Periculosidade – NR 16
É o documento técnico que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos e radiações ionizantes), estando este item fundamentado nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Laudo Ergonômico – NR 17
O Laudo Ergonômico é obrigatório a todas às empresas que possuem empregados cujas atividades ou operações os expõem a riscos, que por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem em esforços de levantamento, transporte e descarga individual de materiais, ou outros que exigem postura forçada e ainda esforços repetitivos.
PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos
Programa de Gerenciamento de Riscos, identifica, avalia e propõe formas para prevenir os acidentes ambientais que afetam a integridade física, segurança do cidadão e do meio ambiente.
PCMAT – Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção
O PCMAT é um documento completo e minucioso cuja ideia central é prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento. Ele é amparado pela Norma Regulamentadora de número 18 (NR-18), que é voltada ao setor de construção civil e estabelece parâmetros mínimos de segurança nos canteiros de obras.
AVCB – CLCB
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio

Treinamentos
A divisão de TREINAMENTOS da EmaisMed visa especializar e desenvolver o capital humano de seus colaboradores, através do aumento das habilidades, com aumento dos conhecimentos e atitudes.
E-SOCIAL
NR05 – A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA
Carga Horária: 20 horas
Conteúdo Programático:
-
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
-
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
-
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
-
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS e medidas de Prevenção;
-
Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
-
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
-
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
Emissão de Certificado.
NR12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos
Carga Horária: 8 horas
Conteúdo Programático:
A capacitação para operação segura de máquinas deve abranger as etapas teórica e prática, a fim de permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro, contendo no mínimo:
A capacitação de operadores de máquinas automotrizes ou autopropelidas, deve ser constituída das etapas teórica e prática e possuir o conteúdo programático mínimo descrito nas alíneas do item 1 deste anexo e ainda:
-
Noções sobre legislação de trânsito e de legislação de segurança e saúde no trabalho;
-
Noções sobre acidentes e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na máquina, equipamentos e implementos;
-
Medidas de controle dos riscos: EPC e EPI;
-
Operação com segurança da máquina ou equipamento;
-
Inspeção, regulagem e manutenção com segurança;
-
Sinalização de segurança;
-
Procedimentos em situação de emergência;
Emissão de certificado.
NR33 – Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados
Carga horária: 16 horas
Conteúdo Programático:
A capacitação deve ter carga horária mínima de dezesseis horas, ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático de:
-
Definições;
-
Reconhecimento, avaliação e controle de riscos;
-
Funcionamento de equipamentos utilizados;
-
Procedimentos e utilização da Permissão de Entrada e Trabalho;
-
Noções de resgate e primeiros socorros.
A capacitação dos Supervisores de Entrada deve ser realizada dentro do horário de trabalho, com conteúdo programático acrescido de:
-
Identificação dos espaços confinados;
-
Critérios de indicação e uso de equipamentos para controle de riscos;
-
Conhecimentos sobre práticas seguras em espaços confinados;
-
Legislação de segurança e saúde no trabalho;
-
Programa de proteção respiratória;
-
Área classificada;
-
Operações de salvamento.
Emissão de Certificado.
NR06 – Equipamento de proteção individual
Carga horária: 4 horas
Conteúdo Programático:
Cabe ao empregador quanto ao EPI:
-
Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação;
-
Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado;
-
Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;
-
Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada;
-
“Registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.”
Emissão de Certificado.
NR35 – Trabalho em altura
Carga horária: 8 horas
Conteúdo Programático:
-
Legislação (Responsabilidades, Obrigações de empregados e empregadores, Obrigatoriedade do uso de EPI´S);
-
Trabalho em Altura (Riscos de Acidentes, Uso adequado dos equipamentos, Inspeção e reconhecimento dos materiais, Sinalização nas operações, Atitudes seguras e Inseguras e Uso de EPI´S);
-
Equipamentos de proteção individual (Importância do uso correto);
-
Noções de Resgate (Normas de segurança na operação, Prática de técnicas de alpinismo nas diversas situações rotineiras dos funcionários, Demonstração da utilização correta dos EPIS, Vivencias Práticas, Plano de emergência, Segurança no local, Etapas de atendimento, Resgate em equipe, Meios de remoção, Padronização de procedimentos, Remoção e transporte, Sistemas de descidas, Sistemas de tracionamento e Treinamento).
Emissão de Certificado.
NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade
Carga horária: 40 horas
Conteúdo Programático:
-
Formação: (Para os trabalhadores autorizados: carga horária mínima de 40h: Programação Mínima conforme norma)
-
Reciclagem: (Troca de função ou mudança de empresa, retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses, modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho)
Emissão de Certificado.
Saúde Ocupacional para gestores de RH
O setor de Recursos Humanos tem grande responsabilidade sobre a implantação das técnicas de administração de uma empresa. São os profissionais de RH que atuam diretamente com as políticas que determinam as normas e os procedimentos de organização na empresa.
Nesse sentido, além das funções já conhecidas como recrutar, selecionar, treinar e capacitar os funcionários para desenvolverem seus conhecimentos em benefício da empresa, os profissionais e gestores de RH também têm o papel de fiscalizar e auxiliar na aplicação das técnicas da saúde ocupacional e da segurança do trabalho na empresa, assegurando a saúde física e psíquica de todos os funcionários.
Por ser uma obrigação e envolver diversas variáveis, além de uma forte legislação, muitas empresas optam por terceirizar esse serviço, dividindo a responsabilidade à outra empresa. É nesse momento que a função do RH se torna indispensável, pois as informações entre sua empresa e a terceirizada deverão ser minuciosas, visto que envolvem muitos dados.
Assim, para que todo o processo ocorra de forma assertiva, é preciso deixar claro quais são as responsabilidades do profissional de RH (geralmente o responsável pelo contato) e da empresa prestadora do serviço de saúde ocupacional e de segurança do trabalho.
Carga horária: 08 horas
Perícias
A divisão de PERÍCIAS realiza procedimentos periciais quando o trabalhador apresenta problemas que necessitam avaliação para determinar se dão nexo causal (acidente do trabalho ou doença do trabalho).

O acidente de trabalho é todo e qualquer problema que ocorre durante o exercício da profissão e atinge a integridade física e psíquica do trabalhador. Normalmente, a perícia ocupacional verifica doenças causadas pela função que o funcionário exerce, que também são consideradas acidentes de trabalho assim como as causadas pelas más condições ambientais proporcionadas pelo empregador.
-
Perícia de Insalubridade
-
Perícia de Periculosidade
-
Perícia de Acidente do Trabalho